Realização da palestra sobre Zika Vírus e Microcefalia

Palestra02

Às 18:30h do dia 02 de Junho de 2016, teve início na Faculdade de Medicina (FAMED) em Barbalha-CE, a primeira palestra promovida em 2016 pela Lupac – Liga Universitária de Patologia do Cariri, com o tema Zika Vírus e Microcefalia. A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Pablo Pita, Médico Infectologista, que falou sobre a Infecção pelo Zika Vírus no adulto, com ampla revisão do tema – desde a primeira identificação da doença na África, até as recentes epidemias nas Américas. Em seguida, a médica ginecologista-obstetra e ex-aluna da FAMED Dra. Sarah Moreira falou sobre a abordagem da Zika nas pacientes gestantes – como acolher, diagnosticar e acompanhar essas pacientes. Sobre os bebês nascidos com Microcefalia, principal malformação associada à doença, contamos com a presença da Pediatra e Neonatologista Dra Lilianny Medeiros Pereira – que explicou o fenótipo da microcefalia causada pelo Zika Vírus, suas implicações prognósticas, além disso, apresentou também o Método de Estimulação Padovan. O método, revolucionário, se baseia na estimulação neurossensorial para gerar evoluções motoras em pacientes com deficiências cerebrais, e vem sendo, pioneiramente, aplicado em crianças com Zika na Região do Cariri. Por fim, um dos membros da Lupac, o acadêmico Raul Barros, do décimo primeiro semestre, apresentou um relato de caso de autópsia sobre infecção congênita por Zika Vírus – o que demonstrou as bases patológicas das alterações clinicas previamente discutidas. O momento foi bastante enriquecedor, contando com a presença de diversos alunos da área de Saúde da UFCA e de outras instituições, bem como de profissionais da região com interesse no tema.

Dr. Pablo Pita, Médico Infectologista ministrando a  palestra sobre ZIKA Virus

Dr. Pablo Pita, Médico Infectologista