Realização da II Oficina de Capacitação em Exame de Prevenção de Câncer de Colo Uterino promovida pelo Programa de Promoção à Saúde Reprodutiva da Mulher (PROSAM)

No dia 31 de maio foi realizada a II Oficina de Capacitação em Exame de Prevenção de Câncer de Colo Uterino para estudantes de Medicina da UFCA, promovida pelo Programa de Promoção à Saúde Reprodutiva da Mulher (PROSAM). O público-alvo foi de alunos da LUPAC – Liga Universitária de Patologia do Cariri. O câncer do colo uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e tem na  realização periódica do exame citopatológico a estratégia mais adotada para o rastreamento e diagnóstico. Atingir alta cobertura da população definida como alvo é o componente mais importante no âmbito da atenção primária para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero. Nesse sentido, a capacitação dos futuros profissionais que realizarão o exame é de suma importância para que a coleta do exame seja feita adequadamente, otimizando a processo desde a coleta até a entrega do resultado. Além disso, a oficina sensibiliza ainda mais o estudante para a relevância de promover a conscientização das mulheres quanto a realização do exame, unindo o ensino com a extensão universitárias. Estão programadas mais duas edições da oficina, para os próximos dias 03 e 09 de junho, também com alunos da LUPAC. O PROSAM pretende continuar a oferecer estas oficinas futuramente para outros grupos de alunos interessados, reforçando, assim, o ensino da Saúde da Mulher na graduação em medicina.

Prosam02

Etapa de preparação das lâminas no Laboratório de Patologia